Trazemos para o Brasil o KNX (www.knx.org), que e a mais avançada tecnologia de automação residencial e predial do mundo,utilizando – se de protocolo aberto. Tendo acima de 20 anos na Europa e EstadosUnidos e mais de 200 mil obras efetuadas, tendo em seu portfólio aplicações degrande e pequeno porte. O sistema KNX e produto da união das 249 maioresempresas do mundo no seguimento de automação e eletricidade (http://www.knx.org/pt/membros-knx/lista/),desenvolvendo uma tecnologia altamente inovadora com múltiplas possibilidadesde aplicação (Siemens, bosh, Schneider, ABB, Toshiba, Rockwell, Eberle, etc).No que tange ao meio de comunicação, existe quatro possibilidade, ou seja:

  1. Um cabo único correndo todo o sistema sem qualquer problema de interferência.
  2. Sistema sem fio via rádio.
  3. Sistema de transmissão por rede elétrica.
  4. Transmissão via internet ou rede de computadores.

O Knx tem uma Topologia que suporta até 65.500 dispositivos divididos entre sensor e atuador. A linha vermelha é de alimentação de atuadores de maior carga e a verde alimenta sensores e envia dados.

Principais vantagens do KNX:

  1. E um produto normalizado internacionalmente tendo garantia de compatibilidade futura.
  2. Garantia de qualidade e compatibilidade entretodos os produtos e fabricantes
  3. Um único sistema para programação egerenciamento.
  4. São mais de 100 mil produtos desenvolvidos em 249 fabricantes possibilitando grandediversidade de aplicações para automação predial e residencial.
  5. Possibilidade de trabalhar com ate 249fornecedores com produtos similares.
  6. Pode ser acoplados a diversos tipos de sistemas.
  7. Em configurações básicas suporta ate 65.500dispositivos.

Maiores detalhes clique aqui.

O KNX pode ser instalado em diferentes tipos de construções,ou seja: Hospitais, estádio de futebol, clubes, prédios comerciais, prédiosresidenciais, residenciais, condomínios, shoppings, escolas, empresas, indústrias,rodoviária, aeroporto, etc. Buscamos parcerias para todo o mercado brasileiro, o qual,poderão ser; Construtoras, arquitetos, revendas, instaladores, engenheiros,empreendedores, etc.

Benefício em qualquer tipo de Edifício

Desde o complexo edificio de escritórios até ao edifício residencial. Independentemente do tipo de edificio, o protocolo KNX permite uma gestão técnica eficiente a um baixo custo. O sistema KNX permite criar soluções complexas que dificilmente seriam realizáveis numa instalação convencional através de um painel táctil todas as aplicações instaladas, seja no residencial ou no terciário, podem ser controladas. O uso eficiente de energia está a tornar-se muito importante. Maior conforto e segurança associado a um baixo consumo de energia, só pode ser alcançado pelo controlo inteligente e a monitorização de todos os produtos envolvidos. Para se poder transferir todo o controlo para os componentes que fazem parte da gestão técnica de edificios, é necessário um sistema que resolva os problemas de equipamentos isolados garatindo que todos os equipamentos comuniquem através da mesma linguagem.

Um standard sustentado em mais de 20 anos de experiência no mercado

Através do protocolo KNX todos os equipamentos de bus são ligados (cabo de bus, rádio-frequência, linha de potência ou IP/Ethernet), sendo possível trocar toda a informação sobre o estado de cada equipamento. Os equipamentos de Bus podem ser sensores ou actuadores necessários ao controlo e gestão de edificios, tais como: iluminação, estores, sistemas de segurança, gestão de energia, aquecimento, sistemas de AVAC, sistemas de monitorização e sinalização, interfaces para serviços e BMS, controlo remoto, contagem, controlo de audio/video, electrodomésticos etc. Todas estas funções podem ser controladas, monitorizadas e sinalizadas através de um sistema único sem necessidade de uma unidade de controlo central.

Custos de operação baixos resultam em poupança de energia

O aquecimento e a iluminação só são ligados quando é necessário, isto é, dependendo do tempo que se permaneça em casa, poupando-se assim energia e dinheiro. Para além disso, a iluminação pode ser controlada automáticamente em função da intensidade luminosa vinda do exterior, mantendo assim o nivel luminoso mínimo especificado para cada ambiente de trabalho, reduzindo-se o consumo de energia (apenas estão ligadas as luminárias que são necessárias).

Poupança de tempo

Interligando todos os equipamentos de comunicação através de um único cabo de bus reduz-se consideravelmente o tempo de instalação e espaço. Uma única aplicação independente (ETS – Engineering Tool Software) permite o design, engenharia e configuração de instalações que usem os produtos com a certificação KNX. Como a aplicação é independente de qualquer fabricante, o integrador consegue combinar produtos de diversos fabricantes com diferentes meios de ligação (cabo, rádio frequência, linha de potência ou IP/Ethernet) numa única instalação.

Flexibilidade e adaptabilidade em desenvolvimentos futuros

Uma instalação KNX pode ser facilmente adaptada para novas aplicações e facilmente expandida. Novos componentes podem ser facilmente ligados à instalação de bus existente. Todos os edifícios que se constroem estão dotados de uma instalação eléctrica convencional. Somente se aplica uma certa automatização à instalação de aquecimento e ar condicionado, que com frequência limita-se à utilização de um crono termóstato, especialmente no caso de edifícios residenciais. Este tipo de controlo, apesar de ser adequado, com frequência torna-se insuficiente já que não tem em conta, para o controlo da climatização, certos aspectos tais como a presença ou não de pessoas no edifício.

Se analisarmos o controlo de iluminação, veremos facilmente que uma instalação convencional não é capaz de estabelecer um controle adequado, especialmente se atendermos a critérios energéticos. Sem dúvida alguma, a lenta introdução de elementos tais como os balastros electrónicos para lâmpadas fluorescentes estão a permitir uma maior eficiência energética nas instalações de iluminação, mas necessitam de ser complementadas com um adequado sistema de controlo para obter óptimos resultados. De acordo com estas perspectivas, na hora de iniciar um projeto e para dar resposta a determinadas necessidades de uma instalação eléctrica, existem no mercado uma grande quantidade de componentes eléctricos e pequenos automatismos, capazes de proporcionar uma solução que satisfaça parcialmente essas necessidades. Por analogia com o funcionamento na indústria, tradicionalmente aplicaram-se aos edifícios pequenos autômatos e elementos similares para proporcionar soluções para a gestão da climatização ou da iluminação. Não obstante, estas soluções parciais só complicarem a instalação, dado que estão baseadas em elementos centralizados e requerem uma importante cablagem em estrela.

Além disso, a colocação em serviço de este tipo de instalações costumam requerer a intervenção de diferentes empresas e finalmente obtemos um edifício que pode ter uma certa “inteligência” mas onde as diferentes tecnologias empregues costumam ser incompatíveis entre si. Como se poderá pretender uma boa comunicação de diferentes sistemas num computador central.

Felizmente, hoje em dia já existem tecnologias descentralizadas capazes de integrar componentes para distintas funções de engenharia do edifício., incluindo se são de diferentes fabricantes. O sistema standard KNX/EIB, que é um protocolo compatível entre mais de 100 fabricantes, e baseado numa tecnologia de bus descentralizado. Isto permite proporcionar uma solução integral para o controlo em edifícios.

 

Eficiência Energética

As instalações de climatização e iluminação dos edifícios e casas consomem grande parte da energia eléctrica das cidades. Consome-se aproximadamente 70% da energia nas instalações de climatização, 20% na iluminação e a restante noutras instalações. Com um sistema como KNX dota-se de inteligência as instalações de climatização e iluminação, tornando possível uma gestão eficiente e uma poupança até 35% na climatização e 40% na iluminação. 

Climatização e Iluminação

Com frequência as instalações de climatização e iluminação funcionam mesmo quando não há utilizadores na sala ou instalações, mediante uma detecção de presença ou movimento pode-se activar ou limitar o seu funcionamento.

  • A regulação constante da iluminação permite aproveitar a luz natural e activar a iluminação apenas na percentagem necessária.
  • Mediante controlos horários e aplicações de bloqueio podemos limitar o consumo e evitar que as instalações entrem em funcionamento fora do horário previsto.
  • A gestão e supervisão através de um computador central é possível com o sistema KNX.
  • O sistema KNX permite monitorizar os consumos energéticos, informar o departamento de manutenção de consumos anormais /anómalos ou falhas nos diferentes circuitos e inclusivamente fazer manutenção preventiva das lâmpadas medindo horas de funcionamento e número de acções ON/OFF.

Edifício Inteligente

O sistema KNX de controlo e gestão técnica de edifícios destina-se essencialmente a edifícios terciários e a casas de gama alta. Com KNX, entrará em pleno na era da casa inteligente e do edifício moderno: 

  • Instalar KNX da KNX do BRASIL num edifício é, antes de mais, conforto para os seus ocupantes, eficiência energética que se traduz em economia sobre os gastos de manutenção e exploração, evolução e flexibilidade da instalação eléctrica com um excelente nível de segurança. 
  • A solução mais favorável a longo prazo
  • O ABC de uma instalação eléctrica é uma planificação cuidada.
  • Antes da construção da primeira parede, já se deveria ter instalado uma linha de bus KNX nas zonas onde se requerem interruptores, pontos de luz, tomadas de corrente, sensores etc.
  • É dizer, uma rede de controlo paralela à rede eléctrica tradicional. Neste caso, o custo extra é mínimo mas os benefícios futuros são inquantificáveis.
  • Na verdade, isso permite-lhe ligar a tecnologia do edifício a uma rede também de futuro. Sem gastos elevados e sem ter que realizar obras futuras, o instalador e/ou integrador pode equipar e reequipar o edifício com componentes inteligentes de controlo KNX da KNX do BRASIL.
Flexibilidade

Por definição os edifícios contam com uma duração útil de várias décadas e a necessidade de reorganização do espaço é apenas uma questão de tempo. Por isso é conveniente que as funções do edifício se ajustem às exigências dinâmicas dos seus utilizadores de forma simples e económica, sem que por isso tenham que abrir paredes e colocar mais cabos. Isto é o que oferece o sistema KNX, com uma simples parametrização podemos adaptar a funcionalidade ao utilizador.

Rentabilidade

Para decidir a rentabilidade de uma conversão, não se pode ter apenas em conta o cálculos da obra, mas também os gastos habituais de manutenção e consumo energético do edifício. Assim, a tecnologia do edifiício demonstra-se tanto mais rentável quanto mais flexível seja a sua capacidade de reacção para adaptar-se aos últimos avanços da técnica. Neste sentido, tendo em conta a preocupação pelo meio ambiente e pela diminuição dos gastos de energia, é necessário dispor de um sistema de gestão que ofereça soluções inteligentes para que a energia seja empregue de forma eficaz.

Conforto

As expectativas de comodidade em casas e escritórios nunca foram tão exigentes como actualmente. Uma instalação eléctrica moderna e fácil de utilizar simplifica a vida diária e o trabalho quotidiano. Uma utilização cómoda e simples, estas são duas das premissas de KNX.

Segurança

Para que os utilizadores gozem da maior segurança, a tecnologia do edifício tem que ser capaz de reagir de forma rápida e inteligente em situações críticas. Independentemente da presênca ou ausência de pessoas.